Sexta-feira, 11 de Março de 2005
Orgulho Português
Lesão medular a esperança é a última a morrer
Nas últimas décadas, muito se tem questionado sobre o rápido desenvolvimento da ciência e o seu poder explosivo, que deu ao homem um poder e uma força que lhe permitem interferir e controlar até os próprios processos de geração da vida. A manipulação de genes, interferindo na produção de seres híbridos, as agressões ambientais, as armas químicas e nucleares são algumas das más aplicações do desenvolvimento científico, que nos levam a reflectir sobre os limites da própria ciência.
O poder desta evolução científico-tecnológica tem, no entanto, descobertas tão boas que podem mudar, para melhor, a vida de muitos cidadãos em todo o mundo. Um destes casos foi a recente descoberta do Dr. Carlos Lima, neurocirurgião do Hospital Egas Moniz.
Após 15 anos de investigações, o Dr. Carlos Lima, líder da equipa de neurocirurgia, fez quatro operações em paraplégicos e tetraplégicos, restituindo alguns movimentos e sensibilidade aos pacientes. A operação consiste em retirar tecido nervoso do nariz dos pacientes e colocá-los nas suas medulas para criar ligações neurológicas.
Esta intervenção inédita, virou a atenção do mundo médico para Portugal, já que, até hoje, nada se tinha conseguido neste campo.
Desta forma se veio provar que Portugal tem grandes cérebros, gente com muita capacidade para ajudar a melhorar o mundo; contudo, tem que existir vontade política. Apostar na educação e tecnologia pode ajudar Portugal a ocupar outra posição no mundo científico. É importante que os governantes, deste país e do mundo, tomem consciência que se deve apostar nas investigações na área da saúde, em vez de investirem na investigação belicista.
Proporcionando a um povo educação, formação, vivendo em paz, democracia e liberdade, haverá sempre grupos de pessoas capazes de dar grandes contributos para o progresso da humanidade.
Parabéns ao Dr. Carlos Lima e o meu obrigado. Este seu grandioso trabalho não me irá ajudar mas, de certo, ajudará muitos milhares de lesionados medulares, não só em Portugal, mas também por esse mundo fora.
Bem hajam os que põem a ciência ao serviço da humanidade!
M.J.(Bitu)
De Janice a 12 de Julho de 2007 às 10:51
Oi! Eu já li alguns artigos sobre o que o Doutor Carlos Lima já descobriu e estou muito contente com este avanço na saúde e precisava urgentemente de um e-mail que dê para contactar com ele. Será que sabes qual é o e-mail dele? se souberes diz qualquer coisa para o e-mail janice.ferreira@gmail.com
Obrigada
Comentar post