Sábado, 16 de Abril de 2005

Morre uma criança a cada três segundos!

fome.JPG


 Nos últimos dias, constatei que o tema da "Saudade" fazia parte de muitos dos blogs que li e aos nos quais comentei que, todos nós sempre sentimos saudades, principalmente do tempo da nossa infância, retratada, também, por quase todos os nossos poetas. Hoje, pela manhã, no blog da "mar"- Devaneios no ar- li um texto lindo sobre a saudade da infância ("Tenho saudades da minha infância, dos cheiros da minha infância, das brincadeiras da minha infância, das gentes que povoaram a minha infância, tenho saudades......) e continuei a minha leitura pelos jornais diários ,deparando-me com uma  notícia que me deixou a reflectir sobre a infância que sempre descrevemos como um período bom das nossas vidas, esquecendo-nos que há milhares de crianças que não poderão recordar ou ter saudades desse tempo porque, infelizmente, não se têm saudades do que queremos esquecer.


 «Mais de dois milhões de crianças morreram por motivos associados à pobreza desde o último encontro dos sete países mais industrializados do mundo (G7), há apenas dois meses. O número é da Oxfam, que instalou esta manhã um relógio gigante em frente à sede do Banco Mundial na capital dos EUA, a recordar que a cada três segundos há mais uma vítima. "Cada segundo conta, porque actualmente morre uma criança a cada três segundos. Estas crianças morrem por falta de acesso aos cuidados básicos de saúde e devido às condições de extrema pobreza em que vivem", afirmou Bernice Romero, directora da organização humanitária de defesa dos países em desenvolvimento. O cronómetro do relógio foi accionado de forma simbólica por Júlio, uma criança guatemalteca de oito anos de idade. De acordo com a Oxfam, desde a última cimeira do G7 em Londres - que decorreu em Fevereiro - mais de dois milhões de crianças morreram por causas relacionadas com a pobreza. Nessa reunião, os ministros das Finanças dos sete países mais industrializados do mundo mostraram-se dispostos a perdoar a totalidade da dívida externa dos países pobres. "O tempo urge. Não queremos que no final de 2005 este relógio ainda conte os segundos" em que se registam mortes de crianças devido à pobreza, sublinhou Romero, renovando o apelo da sua organização aos responsáveis internacionais que se reúnem durante três dias em Washington para as reuniões do G7, do Banco Mundial e do FMI.»


 Segundo o relatório da Unicef, mais de um bilhão de crianças sofrem pelo menos um tipo de privação, o que representa cerca da metade das crianças no mundo vivendo na pobreza. O relatório mostra que milhões de crianças vivem em condições subumanas, sem saneamento básico, acesso à educação ou a serviços de saúde. Todas as crianças deveriam ter o direito à infância, mas que a pobreza, a violência e outros problemas acabam tirando esse direito de milhões. Que têm feito para ajudar, os países desenvolvidos, que durante séculos exploraram as riquezas de África,Ásia e América Latina? Terá que haver uma união de esforços, uma vontade humana e política, para que esta situação se reduza nos próximos anos. Vamos todos contribuir para que hajam, cada vez menos cianças com fome. Só em Portugal, estima-se, que 300 mil passem fome. Dói-me a alma!


 Bitu

publicado por bitu às 22:06
link do post | comentar | favorito
|
4 comentários:
De Anónimo a 17 de Abril de 2005 às 03:22
Oi! realmente o problema da fome é muito sério e ver crianças morrendo de fome é muito triste.
Querida passei para desejar um bom final de semana com muita paz.Debbie
(http://www.blogdedebbie.zip.net)
(mailto:abl19@globo.com)


De Anónimo a 16 de Abril de 2005 às 23:27
cm e q deixamos morrer as crianças?.......MalucaResponsavel
(http://malucaresponsavel.blogs.sapo.pt/)
(mailto:claudiageiroto@hotmail.com)


De Mariana de Paula a 15 de Setembro de 2006 às 15:08
Prezado Bitu,

Qual foi o fotógrafo que tirou essa foto?
Estou querendo utilizá-la numa Campanha de Combate a Fome e assim preciso entrar em contato com o fotógrafo.

Desde já obrigada.

Mariana de Paula
www@maizbrazil.com
43 3025-3560


De Anne a 25 de Novembro de 2008 às 19:29
Olá!
Estava a procura desses dados da Unicef quando encontrei seu post. Realmente, é muito, muito triste que existam tantas crianças que não podem desfrutar sua infância.
Acabo de apadrinhar uma criança pela World Vision (www.worldvision.org), e acho que é uma boa maneira de contribuir, eu recomendo. Talvez ela não atue em Portugal (moro no Brasil), mas vale a pena pesquisar e ver se existe algum programa de apadrinhamento.
:)


Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Julho 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
15
16
17
18

19
20
21
22
23
24
25

26
27
29
30
31


.posts recentes

. Água e Sabão: Contra as B...

. Estórias de Natal

. ...

. ...

. ...

.

.

.

. ...

. ...

. ...

. ...

. ...

. ...

. ...

. ...

. ...

. ...

.

1º Dezembro , do...

. ...

.arquivos

. Julho 2009

. Novembro 2008

. Março 2006

. Fevereiro 2006

. Janeiro 2006

. Dezembro 2005

. Novembro 2005

. Outubro 2005

. Setembro 2005

. Agosto 2005

. Julho 2005

. Junho 2005

. Maio 2005

. Abril 2005

. Março 2005

. Fevereiro 2005

.favorito

. Mensagem de Páscoa...

blogs SAPO

.subscrever feeds